sexta-feira, 5 de janeiro de 2018  05:41

Educação Financeira para crianças: 3 dicas




Uma excelente maneira para ajudar os filhos a terem uma relação mais tranquila com a matemática na escola é trazendo a relação com o dinheiro para o dia a dia da criança ou adolescente. É um desafio que tem diversos benefícios, pois além de ajudar a melhorar os resultados em termos de desempenho escolar, colabora também para a educação financeira que trará resultados positivos ao longo de toda a vida.

Aproveitando o final de  semana que vem por aí, convidamos a especialista em Educação Financeira Andressa Costa, fundadora do WiseCash, para dar algumas sugestões de como introduzir o planejamento financeiro na rotina dos filhos de forma leve e divertida. Aí vão três dicas que podem ser aplicadas em um final de semana, feriado prolongado ou férias em família.

  1. Brainstorming:  Inicie uma conversa em      família para definir os planos para o final de semana. Nesse momento dê a      oportunidade às crianças para sugerirem locais e atividades a serem      realizadas. Explique a elas porque tal sugestão é (ou não) viável. Se você      tem filhos que já sabem escrever bem, peça a um deles para anotar as      sugestões e definições que forem levantadas. Após o brainstorming,      apresente o orçamento disponível para o programa de acordo com o número de      dias que vocês terão.

 

  1. Planejamento Financeiro:  Hora de fazer as contas.      Faça a pesquisa de preços com todos os membros da família. Transporte,      estadia, alimentação e diversão devem estar planejados, e não ser uma      surpresa. Caso não seja possível viajar, pesquise atividades locais ou nas      redondezas. Até a ida a um parque pode ser planejada (o combustível ou      ônibus deve ser cotado, o lanche será comprado ou levado de casa?).      Analise o orçamento disponível e faça as contas baterem. Se seus filhos já      souberem manusear a calculadora, aproveite esta oportunidade, dite os      valores para a criança digitar na calculadora.

 

  1. Promover Autonomia no Uso do      Dinheiro:       Se você já tem a prática de dar mesada aos seus filhos esse é o momento      oportuno para ensiná-los a levar uma parte para a viagem, mas não esvaziar      os cofrinhos. Essa é uma oportunidade para as crianças consumirem no final      de semana, com seu próprio dinheiro e, também, aprenderem a guardar um      pouco para imprevistos. Isso despertará, também, o interesse em planejar      uma compra de um bem desejado (um brinquedo, um jogo etc). Caso você ainda      não dê mesada (ou semanada/quinzenada) aproveite essa ocasião para iniciar      essa prática, pois ela traz aprendizados riquíssimos para as crianças,      tais como consumo responsável, boa gestão do dinheiro, lidas com      consequências quando fizer mau uso do dinheiro, etc.

Que tal reunir a família e começar hoje mesmo?

Autor: SOS Educação

Fonte: http://www.aescolhacerta.com.br/educacao-financeira-para-criancas-3-dicas/