sexta-feira, 14 de junho de 2019  05:55

Envelhecimento, como é encarado por homens e mulheres




Saúde, finanças, solidão e sexualidade são algumas das preocupações que fazem parte da transição para a idade avançada. Apesar de tanto as mulheres quanto os homens fazerem reflexões sobre tais âmbitos da vida, a forma de lidar com eles é diferente para cada gênero.

Por uma questão cultural, as mulheres acompanham a saúde por toda a vida, enquanto os homens costumam fazer visitas ao médico somente quando crianças, em casos emergenciais e quando alcançam a terceira idade. Este é um dos motivos que contribuem para a maior sobrevida das mulheres, que vivem de seis a oito anos a mais do que os homens, segundo dados do IBGE.

“Ao pensar na aposentadoria e no processo de envelhecimento, os homens se preocupam mais com o fato de terem que passar mais tempo em casa e a sensação de improdutividade, uma vez que, também por questão cultural, ainda que em menor intensidade, o homem possua menor ligação com o ambiente doméstico.

Já a mulher, por se dedicar mais a outros papéis, cria um repertório de interesses e atividades, além de vínculos sociais e, por isso, a inatividade deixa de se tornar uma preocupação”, diz Luciana de Oliveira Assis, terapeuta ocupacional e professora da UFMG.

A aparência também é outra preocupação, desta vez, mais sentida pelo gênero feminino. “Do ponto de vista estético, as mulheres tendem a ter uma cobrança maior do que os homens, já que o peso para o feminino é maior neste quesito. Apesar da tendência de mudança na visão da sociedade em relação a esta cobrança, ainda existe certo preconceito. Por exemplo: a mulher de cabelos brancos pode ser vista como desleixada, enquanto o homem é considerado charmoso”, conclui Luciana.
Outra questão cultural, apontada pela terapeuta ocupacional, e que também influencia na forma que o envelhecimento é encarado, é a liberdade.

A mulher passa a cuidar mais de si mesma e de seus interesses, buscando realizar mais atividades que ocupem seu tempo e deem prazer. Já o homem, apesar do receio de se tornar dependente, também busca ocupar o tempo com algo que se sinta útil, e passa a dar ainda mais importância à família.

Apesar dos desafios, a terceira idade reserva muitas vantagens e benefícios. Experiências, aprendizados, histórias, família, amigos... Não é à toa que é também conhecida como a melhor idade.

Autor: .

Fonte: Forluz