segunda-feira, 16 de março de 2020  09:18

Rentabilidade




Resultado janeiro/2020

O ano começou com um fato que foi determinante para o comportamento do mercado financeiro: o surto de coronavírus. O temor de que possa se alastrar, a partir da China – onde está o epicentro da doença - fez com que as Bolsas desabassem no mundo inteiro. No Brasil não foi diferente. Até por volta do dia 23 de janeiro a Bolsa mostrava vigor. Na última semana do mês, porém, começou a refletir esse medo e o IBOVESPA  fechou o mês com queda de 1,63%. Inversamente, o dólar se valorizou em quase 6%. Apesar de tudo isso, os investimentos da Bungeprev registraram um bom comportamento. Na Renda Fixa, enquanto que o CDI rendeu no período 0,38%, nossas duas carteiras exclusivas deram retornos de 0,42% (fundo Nova York-BNP) e 0,56% (fundo Independence-Western). Já os fundos Multimercado conseguiram terminar com 0,14% (fundo SPX Nimitz) e 0,55% (fundo Kinea Macro). As aplicações em Bolsa revelaram comportamentos distintos: enquanto que o fundo Moat Capital teve queda de 0,67%, o fundo Phoenix ganhou 1,47%. Neste mês de janeiro iniciamos a alocação num novo segmento – Investimentos no Exterior. O fundo escolhido foi o da Western, que nos deu 5,38% de rentabilidade neste primeiro mês. Com tudo isso, começamos 2020 com rentabilidade global de 0,51% em janeiro.

Previsão resultado fevereiro/2020 (Não é Cota Oficial. Ainda está sujeito a alterações)

Em fevereiro foram divulgados aumentos de casos de coronavírus em diversos países e as tensões foram intensificadas, impactando os investimentos de forma geral. Na verdade, há ainda um desconhecimento sobre a gravidade da situação e sobre os efeitos que trarão uma propagação da doença – inclusive, e especialmente aqui, os econômicos.

Embora, como sempre pontuamos, a maior parte dos investimentos da Bungeprev estejam concentrados na Renda Fixa – que vem nos proporcionando rendimentos consistentes, mas muito abaixo do que já nos ofereceu no passado – a parcela de maior risco e volatilidade (fundos multimercado e fundos de ações)  sofreram em fevereiro. Com exceção da performance do fundo multimercado SPX Nimitz (+1,14%), todos os demais não conseguiram resultados positivos. Com destaque os fundos de renda variável (ações), cujos prejuízos foram superiores a 8% no mês. Nosso fundo de investimentos no exterior, por outro lado, por estar exposto ao câmbio, rendeu +1,89%. Em resumo, temos a expectativa que a cota da Bungeprev fechará em 1,0% negativa em fevereiro.

Autor: Bungeprev

Fonte: Bungeprev