sexta-feira, 16 de abril de 2021  08:46

Aprovação da Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo




A Diretoria Executiva da Bungeprev entregou proposta de Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo da Entidade para o Conselho Deliberativo e este aprovou, em reunião ocorrida no dia 18 de março de 2021.

A Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo foi elaborada em cumprimento à legislação vigente, mais especificamente, em atendimento à Instrução Normativa PREVIC nº 34, de 28 de outubro de 2020, e visa estabelecer princípios e diretrizes para prevenir e combater os crimes de “lavagem” ou de ocultação de bens, direitos e valores, e de financiamento do terrorismo.

As diretrizes e procedimentos apresentados foram estabelecidos considerando o perfil de risco, porte e complexidade da BUNGEPREV, bem reforçam o comprometimento da Diretoria Executiva e Conselheiros da Sociedade para o pleno cumprimento de seus objetivos, conforme Estatuto, bem como estão alinhados aos propósitos presentes no Código de Ética e no Manual de Governança.

Seguem alguns conceitos importantes da Política:

Lavagem de Dinheiro

É uma expressão que se refere a práticas econômico-financeiras que têm por finalidade dissimular ou esconder a origem ilícita de determinados ativos financeiros ou bens patrimoniais, de forma que tais ativos aparentem uma origem lícita ou que, pelo menos, a origem ilícita seja difícil de demonstrar ou provar.

Terrorismo

É o uso de violência, física ou psicológica, por meio de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de modo a incutir medo, pânico e, assim, obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo o restante da população do território. É utilizado por uma grande gama de instituições como forma de alcançar seus objetivos, como organizações políticas, grupos separatistas e até por governos no poder.

Conheça a Política na íntegra, clicando aqui

Autor: Bungeprev

Fonte: Bungeprev