quarta-feira, 13 de abril de 2022  12:55

Infidelidade Financeira: você sabe o que é isso?




Quando falo sobre finanças pessoais, o foco geralmente está voltado para a administração financeira de uma pessoa. E isso já gera muita dor de cabeça. Imagina, então, fazer a gestão de duas pessoas? Um dos pontos mais importantes de um relacionamento é ter tudo bem definido e acordado. Inclusive o lado financeiro.
No Brasil, o tema dinheiro ainda é muito reservado. Não somos criados para falar abertamente sobre finanças. Vergonha, medo, discrição e falta de conhecimento são alguns dos pontos que podem explicar o comportamento. Isso gera problemas nas finanças pessoais e, ainda mais, quando se trata de um relacionamento.
A confiança que permeia uma relação deve ser a mesma para que assuntos sobre o dinheiro sejam abordados de maneira clara e honesta. Os casais devem se sentir à vontade para conversar e tratar sobre suas finanças, sejam elas individuais ou de todo o relacionamento.

Além da falta de diálogo, tem um outro problema importante: a infidelidade financeira. Esse é o tema do texto de hoje. Vou te ajudar a entender o assunto e as maneiras de contornar. Nesse texto você vai encontrar:
    O que é infidelidade financeira?
    Como resolver
    Conclusão

O que é infidelidade financeira?
Primeiro, é bom deixar claro que você não errou de site. Está sim no TC. Não é por falarmos de infidelidade que o assunto não tem a ver com o dinheiro. Podemos ser infiéis de diversas formas. E, uma delas, é a infidelidade financeira. Ela pode acontecer entre cônjuges de um relacionamento ou até mesmo entre pais e filhos. É uma forma de esconder o dinheiro ou de não cumprir o que foi combinado em relação a ele. E traz sérios problemas.
Assim como qualquer ponto de uma relação, o lado financeiro também requer confiança. Se você não é correto com aquela pessoa que está ao seu lado, a confiança é quebrada. E, quando se trata de dinheiro, as consequências podem ser muito sérias.

A infidelidade financeira pode acontecer de diversas formas. Vamos a algumas delas:
    Esconder do(a) companheiro(a) as compras que faz;
    Não falar o valor total do que comprou para evitar problema;
    Ter uma conta separada e escondida para que a outra pessoa não saiba de seus gastos;
    Esconder dos filhos a verdadeira situação da família
    E muitas outras formas.

Não deve ser difícil para você encontrar um exemplo desse caso. É muito mais comum do que podemos imaginar e envolve diversas questões. O fato é que, quando descoberto, assim como em qualquer outra traição, a infidelidade financeira leva à perda da confiança, ao descontentamento e, em muitos casos, ao fim da relação.


Fonte: Blog TC School

Como resolver
Por isso, pensando no melhor relacionamento possível, uma dica importante sobre o lado financeiro no relacionamento. São quatro pontos que formam o acrônimo FASE. Seguindo-as, a relação financeira ficará bem melhor.

F: Fale verdade: falar sobre o dinheiro é um tabu. Medo, vergonha, desconhecimento. São muitos os motivos que levam a essa situação. Mas conversar é importante. Falar, ouvir e sentir a confiança na relação. Diga a quem está com você qual a importância do dinheiro, quais suas expectativas, como economizar, o que planeja. Uma conversa franca.

A: Aceite o plano: a conversa é o passo inicial para que juntos possam ter um plano com os objetivos. Definir os objetivos é um caminho para que vocês saibam o caminho que devem percorrer até lá. E da maneira mais tranquila possível. Os dois devem concordar com os gastos previstos para o mês, além de uma definição sobre quanto cada um pode gastar de forma individual sem consultar o outro. Gastos maiores, que ultrapassem essa quantia definida, devem ser feitos somente após a consulta do(a) parceiro(a).

S: Siga o plano: parece besteira, mas essa é talvez a parte mais difícil. Colocar em prática aquilo que foi acordado. Isso deve ser feito com ajustes e orientações quando necessário. E algo importante. De tempos em tempos, os envolvidos precisam responder três perguntas:
    Está funcionando para mim?
    Está funcionando para você?
    Está funcionando para o relacionamento?
Se houver uma resposta não, algo precisa ser alterado.

E: Estabeleça plano de emergência: muitas vezes não é fácil ter essa conversa sobre o dinheiro. Não é tranquilo conversar, planejar, pensar sem uma grande discussão. Por isso, é importante ter um plano de emergência caso o cenário chegue a esse ponto. Na verdade, o plano de emergência deve ser ativado antes de a situação se complicar. Uma das premissas do plano de emergência é ter claro o que será feito se há um impasse. Como a decisão será tomada?
Essa é uma receita pronta? Óbvio que não. Quando falamos sobre o comportamento financeiro, não tem como dizer o que é certo ou errado, o que você deve ou não fazer. É preciso entender as particularidades. Mas, dá para ter uma noção geral do caminho a seguir.

Conclusão
E foi isso que tentei passar por aqui. São passos que você pode conversar com a pessoa com quem vive para combinar o que é melhor a ser feito para cada um – e também para o relacionamento.
Essas são algumas dicas para que o relacionamento flua de maneira mais sincera e honesta no que diz respeito ao dinheiro. Assim como diversos campos de nossa vida, precisamos de um planejamento para as finanças. E ele é mutável. Converse, combine, deixe tudo claro para que os problemas com o dinheiro – sim, eles vão surgir cedo ou tarde – não acabem se tornando um problema no seu relacionamento.  

Autor: Raphael Carneiro

Fonte: Blog TC School