sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023  15:03

Educação Financeira: Saiba como organizar suas finanças no início do ano




Organizar suas finanças é fundamental para não ter dívidas e realizar seus sonhos de consumo. Veja nossas dicas sobre como geri-las

No final do ano muitas pessoas têm diversos gastos, como presentes, festas e, em alguns casos, viagens. Chega o início do ano e, com ele, as contas obrigatórias aparecem: o IPVA, IPTU, seguro DPVAT e, para quem tem filhos, material escolar.

É notável que, se não houver um planejamento das suas finanças, tudo isso se mistura e as dívidas viram uma “bola de neve”. E o pior, você poderá passar o ano todo no vermelho, não apenas neste período de gastança.

Mas, a boa notícia é que é possível ter uma vida financeira mais tranquila em 2023, mesmo vivenciando esse boom de contas a pagar; basta ter organização. Para isso, você precisa separar mensalmente, durante o ano todo, os valores para cada gasto essencial.
Assim, você não terá prejuízos financeiros e, ainda, poderá até sobrar uma quantia para aplicar em um investimento ou poupança.

Aprenda a organizar seu orçamento anual
Para te ajudar a organizar suas finanças em 2023, preparamos 7 dicas simples e valiosas. Continue a leitura para conferir cada uma delas!
As dicas que você vai aprender agora, foram inspiradas nos conselhos que o PhD em Educação Financeira, Reinaldo Domingos, deu à revista Exame.
Ademais, o especialista no assunto é presidente da DSOP Educação Financeira e da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros). Sendo assim, veja as dicas a seguir:

1. Preveja seus gastos
O primeiro passo para organizar suas finanças é identificar os possíveis gastos do ano. Dessa forma, você pode criar uma planilha com todos os eventos que considerar importantes, como Natal, aniversários etc. Além disso, insira as contas obrigatórias como IPVA e IPTU.
Depois de listar todos os itens na planilha, você irá anotar os valores que pretende gastar com cada compromisso. Vale ressaltar que é só uma estimativa e os valores podem mudar no decorrer dos dias, mas essa dica pode te ajudar a não gastar além do esperado.
2. Confira as parcelas do seu cartão de crédito
Verifique a fatura do seu cartão de crédito e confira se ficou alguma parcela referente a uma compra que você fez no ano passado e que precisará ser paga em 2023. Se tiver parcelas em aberto, insira os valores na sua planilha.
3. Mostre a importância da educação financeira à sua família
Se você criar o hábito de conversar com sua família sobre a importância do dinheiro e como ele auxilia na realização dos sonhos, vocês lidarão com as finanças de uma forma diferente. Por consequência, vocês poderão, juntos, se organizarem para fazer aquela viagem tão desejada ou adquirir um carro novo.
4. Se informe sobre os valores daquilo que almeja
De nada adianta sonhar se não tem recursos para realizar. Portanto, se você quer conhecer novos lugares, ter uma casa nova ou trocar de automóvel, pesquise! Ao ficar por dentro dos preços de cada item que deseja e anotar tudo na planilha, seus sonhos estarão mais próximos de se tornarem reais.
5. Guarde seu dinheiro
Depois que você já sabe qual é seu sonho e quanto ele custa, o próximo passo é depositar uma quantia mensal na poupança, CDB ou Tesouro Direto. Assim, seu dinheiro irá render até alcançar a quantia esperada.
6. Diminua as despesas
Anote contas recorrentes, como água, luz, internet, alimentação, streaming, cursos, dentre outros e verifique se você pode reduzir ou cortar algumas delas. Assim, sobrará mais dinheiro para poupar.
7. Priorize o valor dos seus sonhos
Na maioria das vezes, quando o dinheiro está na conta, a primeira coisa que você pensa é separar os valores das despesas mensais, não é mesmo?

No entanto, a dica para você melhorar sua vida financeira é seguir o caminho contrário. Ou seja, primeiro, tire o valor destinado aos seus sonhos e o que sobrar terá que ser adequado para arcar com seu novo padrão de vida.   

Autor: Januária Vargas

Fonte: SCD