sexta-feira, 12 de maio de 2023  11:45

Relatório Anual da Bungeprev




Encerrado mais um Exercício, estamos aqui novamente para prestarmos contas a você sobre nossas atividades, apresentando o Relatório Anual 2022 da Bungeprev. Pedimos a sua atenção à leitura deste Relatório – Documento que reúne as principais informações, permitindo acompanhamento de perto do seu Plano de Benefícios e fazer uma análise da gestão da Entidade, por meio de:

ü Situação patrimonial;

ü Resultado dos Investimentos;

ü Política de Investimentos; 

ü Despesas administrativas;

ü Situação atuarial do Plano de Benefícios, entre outras.

Todo este material está em conformidade com a legislação aplicável às Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), onde procuramos retratar com transparência e clareza necessárias os resultados econômico, financeiro e atuarial da Bungeprev.

Antes de mais nada, vamos explicar como a Entidade Bungeprev está inserida neste segmento:

- EFPC não tem fins lucrativos, é organizada por uma ou mais empresas, ou associações, cujo objetivo é captar e investir recursos que garantam uma complementação da aposentadoria aos participantes que aderirem ao plano. Adesão esta que não é automática. É necessário que o colaborador da empresa patrocinadora do plano formalize o seu desejo de participar, mesmo que não seja elegível a contribuir ou que não deseje contribuir.

- O termo “fechada” diz respeito ao fato de que os participantes da Entidade fazem parte de um plano restrito, ou seja, formado apenas pelos colaboradores das empresas patrocinadoras do plano.

- A Bungeprev é uma EFPC patrocinada atualmente por seis patrocinadoras.

- As EFPC são regulamentadas e fiscalizadas pela PREVIC- Superintendência Nacional de Previdência Complementar, por critérios bastante rígidos, o que reveste de maior segurança o patrimônio acumulado e investido dos participantes.

- No Brasil, atualmente, são 278 EFPC, impactando 7,6 milhões de pessoas direta ou indiretamente (participantes ativos, seus dependentes e participantes assistidos); 881 mil pessoas em gozo de benefício de aposentadoria e; administram ativo total consolidado de R$ 1,17 trilhão (12,7% do PIB nacional). Sendo assim, essas Entidades, como grandes formadoras de poupança interna, colaboram com o crescimento do país, por meio de altos investimentos, inclusive em infraestrutura e nas empresas, o que contribui para a criação de novos empregos e para o desenvolvimento do país.

- Temos orgulho em dizer que a Bungeprev faz parte de um segmento tão relevante, não só para seus próprios participantes, mas para o país.

Do ponto de vista do nosso bem mais precioso - que é a vida, a nossa saúde - o ano começou mais leve e esperançoso, em face da ampla vacinação contra a Covid-19, que trouxe os resultados que todos nós esperávamos: queda do número de casos e de óbitos. Superamos, assim, a fase mais dura da crise sanitária, crise essa que transformou o modo como nos relacionamos uns com os outros, em nossos lares, no nosso trabalho e como lidamos com nossas emoções.  Ainda não é possível dizer que a crise sanitária está totalmente debelada, mas sem dúvida a situação está quase voltando à “normalidade”. Fazendo um balanço deste período aqui na Bungeprev, em termos operacionais, podemos dizer que superamos as dificuldades e conseguimos manter nossas atividades e nível de atendimento. Assim, após quase dois anos, desde o início da pandemia em 2020 - quando passamos a trabalhar no regime do chamado home office (trabalhando nas nossas residências) - em março de 2022, com muito entusiasmo e motivação, voltamos às nossas rotinas, para o escritório da Bungeprev em São Paulo e para o escritório da Unidade de Gaspar-SC. Agora, em regime híbrido, pois estamos todos trabalhando presencialmente de terça-feira à quinta-feira nas dependências de nossa patrocinadora.

Em outubro de 2022, alcançamos a importante marca de seiscentos milhões de reais de ativos investidos – fruto da confiança depositada na nossa administração, com as contribuições realizadas, tanto pelos participantes quanto pelas patrocinadoras, com adição do retorno das aplicações ao longo de todos esses anos. Durante o ano, realizamos várias sessões de treinamento (presenciais e on line), sobre os principais aspectos do nosso Plano de Benefícios, abrangendo cerca de mil participantes, incluindo os ativos, vinculados e assistidos.

O ano de 2022 representou, também, uma retomada dos resultados dos nossos investimentos, pois nos dois anos antecedentes conseguimos retornos menores. No último ano, alcançamos um bom resultado de 10,06% - bem acima da inflação do período (INPC de 5,93%).

Para acessar as versões Resumida e Completa, clique aqui

Autor: Bungeprev

Fonte: .