segunda-feira, 15 de setembro de 2025 10:13
Boa parte dos brasileiros possuem um comportamento em comum: gastam, vê o que sobra para depois pensar em investir. Este tipo de comportamento dificulta o processo de educação financeira.
Dê fato não existe vida sem consumo, afinal o consumir pode nos proporcionar conforto, melhora na qualidade de vida e movimenta a economia. Porém, o problema se encontra no exagero que resulta em desequilíbrio financeiro para a própria pessoa e familiares.
É importante entendermos que poupar significa economizar, ou seja, que meus gastos sejam inferiores ao meu rendimento mensal. Não é fácil, sabemos, por isso listamos 4 dicas para auxiliar você nesta tarefa:
1º Conheça seus hábitos de consumo
Reflexão:Quais os impactos dos meus gastos têm em minha finança?
2º Identifique suas fraquezas
Reflexão: Quais são os gastos que se tornaram excessivos?
3º Faça um planejamento de compras
Reflexão: Quais são as minhas reais necessidades versus vontades.
4º Estabeleça metas financeiras claras e reais.
Reflexão: Ter como meta “poupar dinheiro” é vago. Especifique a meta, tornando-a fática e acessível em seu planejamento.
DICA BÔNUS: O Plano de Aposentadoria da Bungeprev é uma ótima forma de ‘poupar’ recursos, pois de forma programada você investe parte do seu salário num plano sem taxas de administração e conta com retornos mensais de rendimentos, aumentando ainda mais o seu plano de previdência privada.
No próximo mês falaremos sobre mais formas de investimentos. Até lá.
Autor: Bungeprev
Fonte: Internet