quarta-feira, 29 de janeiro de 2025  16:27

O Ano da Inteligência Artificial


Viramos o ano e parece que o futuro, imaginado em filmes e livros, está se concretizando. Dia após dia, vemos notícias do que as novas ferramentas de inteligência artificial (IA) são capazes. Assim como as redes sociais fazem parte do nosso dia a dia, logo a IA deve passar a auxiliar em tarefas simples, como escrever um e-mail, fazer a lista de compras do mercado ou escolher as músicas para uma festa de aniversário.

O que a IA não consegue, pelo menos por enquanto, é prever o futuro e como se comportará o mercado no ano que se inicia. Olhando para o ano que terminou, o Plano trouxe resultados positivos, conforme tabela abaixo:

Perfil Dezembro/2024 Acumulado/2024 Últimos 5 anos
Futura 1,03% 11,51% 87,50%

Carros inteligentes

Em uma das maiores feiras de tecnologia, a CES 2024, realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, a Intel e a Volkswagen anunciaram ferramentas de IA para carros. Dessa forma, será possível conversar com os veículos para pedir informações ou apenas se distrair durante um engarrafamento. Os carros, de forma proativa, também reclamariam se encontrassem problemas na mecânica ou no modo de condução do motorista.

A expectativa para a implantação dessas tecnologias é alta, assim como foi o patamar dos juros norte-americanos em 2024. Em dezembro, o Banco Central do país decidiu cortar a taxa de juros em 0,25%, para o patamar de 4,25% a 4,5% ao ano, e sinalizou somente dois cortes para 2025, para não retrair o mercado de trabalho. Esse anúncio derrubou as Bolsas locais: S&P 500, -2,50%; Nasdaq 100, -0,72%; Dow Jones, -4,93%.

Já na Zona do Euro, a atenção ficou voltada para a inflação, que chegou a 2,2% no mês de novembro, somando os últimos 12 meses. O maior impacto sobre a inflação se originou do setor de serviços, seguido por alimentos, álcool e tabaco, sendo justificada, parcialmente, pelos aumentos salariais.

Mais empregos

O Google, em parceria com a Ipsos, realizou uma pesquisa global e mostrou que, no Brasil, o uso da inteligência artificial está acima da média mundial. Além disso, 60% dos entrevistados brasileiros acreditam que a IA pode gerar mais empregos.

Se as novas tecnologias trazem otimismo, a pressão inflacionária causa preocupação no país. O IPCA de novembro foi de 0,39%, e o índice acumulou alta de 4,87% nos últimos 12 meses, acima do teto da meta de 4,5%. A última reunião do Copom de 2024 definiu a taxa Selic em 12,25%, e o relatório Focus de dezembro projetou um aumento dos juros de 14,75% para o fim de 2025, com inflação a 4,84%.

Em relação aos principais índices de mercado, no mês de dezembro, destacam-se o CDI, com 0,93%, o IFIX, com 0,41%, e o Ibovespa, com -3,95%.

Inteligência no investimento

As mudanças sociais cada vez mais rápidas trazidas pela evolução da tecnologia nos fazem ter dificuldade de prever o futuro, mesmo que de curto prazo. No entanto, uma coisa é certa: é bom se preparar financeiramente para os anos que virão.

Para isso, você pode contar com a parceria do Plano, que estarão ao seu lado para fazer o seu dinheiro render mais com análises inteligente e bem fundamentadas.

Um ótimo 2025 e conte com a gente!

Time Futura

Plano Futura

Autor: .

Fonte: Relatório Consultoria Aditus