quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 17:42
Em novembro, Belém foi palco para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, um encontro global que reuniu líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir as mudanças no clima e a preservação do meio ambiente.
Enquanto isso, o clima nos mercados segue otimista, tanto que outubro foi um mês positivo para os investimentos da Futura, já que obtiveram rentabilidade acima da meta atuarial.
Confira os rendimentos na tabela abaixo:
| Perfil | Outubro/2025 | Últimos 5 anos |
| Futura | 0,89% | 82,23% |
Redução das emissões e dos juros
Os Estados Unidos marcaram presença na COP30, levando uma delegação com mais de cem autoridades, incluindo governadores e prefeitos. O grupo discutiu a redução das emissões de dióxido de carbono na nossa atmosfera, a principal causa do aquecimento global, segundo cientistas e pesquisadores.
Já os mercados repercutiram outra redução: a da taxa de juros no país, que caiu para o intervalo de 3,75% ~ 4% em outubro, justificada principalmente pela retração de 32 mil empregos em setembro nas empresas privadas.
Dessa forma, as Bolsas dos EUA seguiram em alta, apesar de os índices indicarem uma leve desaceleração. Além do corte de juros, esse avanço teve influência dos investimentos das grandes empresas em Inteligência Artificial e da trégua na Guerra Comercial entre os EUA e China. Os índices, em dólar, tiveram o seguinte desempenho: S&P 500, 2,26%; Dow Jones, 2,51%; e Nasdaq 100, 4,77%.
Já na Europa, a inflação de setembro foi de 2,2% anualizada, mesmo com os preços da energia em queda. Por isso, as taxas de juros foram mantidas no patamar atual.
Energia limpa
Não foi por acaso que o Brasil foi escolhido para sediar a COP30. O país possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo – quase 90% da eletricidade gerada no Brasil vem de fontes renováveis, como energia hidrelétrica, eólica e solar.
A redução no preço da energia elétrica residencial no país em outubro foi uma das responsáveis por derrubar a inflação no mês. O IPCA ficou em 0,09% e acumula alta de 3,73%, em 2025, e de 4,68% nos últimos 12 meses. Apesar da redução das expectativas inflacionárias, a previsão para o início dos cortes da taxa básica de juros ficou apenas para dezembro deste ano ou janeiro de 2026. Diante desse cenário, o CDI avançou 1,28%, o Ibovespa, 2,26%, e o dólar, 1,24%.
Preservar o ambiente e o patrimônio
Sabemos que todas as ações, individuais ou coletivas, para preservar o planeta são válidas. Temos que fazer a nossa parte e cobrar ações efetivas das autoridades responsáveis.
Time Futura
Autor: .
Fonte: .