sexta-feira, 22 de junho de 2018  16:37

INFORMATIVO - MAIO/2018




Prezado Participante,

Apresentamos no informe deste mês esclarecimentos sobre a rentabilidade da carteira de investimentos da SantanderPrevi em Maio de 2018.

Dos comentários econômicos:

Durante as últimas semanas diversos eventos levaram a SAM revisar o cenário para a economia brasileira. Entre estes fatores estão o um ambiente global mais volátil e avesso ao risco, a performance mais fraca da atividade econômica no primeiro trimestre e os impactos econômicos da greve dos caminhoneiros que surpreendeu o país no final de maio.

A recente mudança do cenário externo acabou influenciando o Banco Central do Brasil que optou por manter a taxa Selic em 6,5%a.a.. Para os próximos meses, o BCB sinalizou que os juros devem permanecer estáveis nas próximas reuniões, em linha com a nossa expectativa de Selic em 6,5%a.a. até o final de 2018.

Do lado da inflação, a trajetória de câmbio mais depreciada traz pressões adicionais aos preços, mas por outro lado, a evolução mais fraca da atividade econômica que torna mais favorável a dinâmica da inflação de serviços. A soma destes dois efeitos aponta para uma inflação ao consumidor ligeiramente mais alta e, por isso, a SAM revisou a projeção para o IPCA de 2018 de 3,6% para 3,8%.

A combinação da incerteza eleitoral com a maior aversão ao risco global e a greve dos caminhoneiros deverão trazer impactos negativos para os indicadores de atividade nos próximos meses. Desta forma, a SAM também revisou a projeção para o PIB de 2018, de 3,3% para 2,0%.

Perfil Conservador

Em Maio, a carteira do fundo foi composta por aproximadamente 22,5% de ativos de crédito privado, distribuída majoritariamente entre CDBs, Letras Financeiras e Debêntures. Este perfil, por aplicar os recursos majoritariamente em ativos pós-fixado tem baixa volatilidade.  A rentabilidade deste perfil em Maio foi de 0,50%.

Perfil Moderado Sem Ações

O fundo MSA encerrou o mês de Maio com uma rentabilidade de 0,02%. Em Maio, a carteira era composta aproximadamente por 10% de ativos indexados à inflação (IMA-B) e o restante em ativos indexados à taxa CDI/SELIC. O percentual de ativos financeiros de crédito privado é de 14% do patrimônio.

Perfil Moderado Com Ações

O fundo MCA encerrou o mês de Maio com uma rentabilidade de - 2,19%. Em Maio, a carteira era composta por aproximadamente 8% de ativos indexados à  inflação (IMA-B), 72% indexados à taxa SELIC e 20% em renda variável. O percentual de ativos financeiros de crédito privado é de 11% do patrimônio. A rentabilidade negativa decorre principalmente da parcela investida na renda variável cuja rentabilidade foi de - 10,91%.

Agressivo

O fundo Agressivo encerrou o mês de Maio com uma rentabilidade de - 3,28%. Em Maio, a carteira era composta por aproximadamente 7% de ativos indexados à inflação (IMA-B), 63% indexados à taxa SELIC e 30% em renda variável. O percentual de ativos financeiros de crédito privado é de 10% do patrimônio. A rentabilidade negativa decorre principalmente da parcela investida na renda variável cuja rentabilidade foi de - 10,91%.

SANTANDERPREVI

Autor: SantanderPrevi

Fonte: SantanderPrevi