segunda-feira, 14 de março de 2022  10:45

Impactos do Conflito entre Rússia e Ucrânia - IPC-A fevereiro




Com o início em meados de fevereiro do confronto armado entre Ucrânia e Rússia, além das questões humanitárias, deflagrou-se uma onda generalizada de aumento de preços e do custo de vida por todo o planeta. Tanto Rússia, quanto Ucrânia são países de importância significativa no comércio global.

No Brasil sentimos o efeito desse momento pelo qual os países do leste europeu atravessam. Temos impacto nos preços de petróleo, e seus derivados, no gás, no diesel, nos fertilizantes e em alguns produtos agrícolas, como trigo.

Ainda sem refletir totalmente os maiores impactos financeiros que esse conflito trouxe aa Brasil, o IPC-A de fevereiro divulgado pelo IBGE hoje, apresentou alta de 1,01% - superando os analistas e especialistas financeiros que previam alta de 0,95%.

O IPC-A acumula alta de 10,54% nos últimos 12 meses, superando em muito a meta e o objetivo de inflação planejado pelo Banco central do Brasil (BCB).

Esse cenário deve fazer com que o BCB mantenha a elevação da taxa básica de juros (SELIC) - os analistas já estimam que a SELIC supere os 13% até o final do ano e que o IPC-A no ano de 2022 supere os 6,5%.

Autor: Voith Prev

Fonte: Mercado e Imprensa