segunda-feira, 20 de março de 2023 10:41
Na semana passada o governo através do IBGE, divulgou que o IPCA de fevereiro atingiu 0,84% no mês. Esse valor surpreendeu os analistas que esperavam um índice menor.
Também o IBGE divulgou que o desemprego aumentou levemente no país em 2023.
Essas duas informações combinadas, levaram o mercado financeiro a projetar a manutenção da taxa básica de juros da economia (SELIC) em 13,75% na reunião do Banco Central que ocorrerá dia 22 de março. Através da taxa SELIC o Banco Central busca combater a inflação e trazer a mesma para o objetivo (meta) definido pelas autoridades monetárias que atualmente é 3,5% ao ano.
Com o IPCA de fevereiro, em doze meses atingimos uma inflação de 5,60% e em 24 meses o IPCA acumula 16,73%. Neste ano de 2023 o IPCA atingiu 1,37%.
Quanto maior a taxa de juros na economia, espera-se que menor seja o consumo por parte dos cidadãos, pois as taxas de financiamento são mais altas.
A taxa elevada é um atrativo para que os investidores apliquem seus recursos junto aos bancos e assim não consumam, o que faz com que os preços de bens e serviços reduzam, trazendo assim a inflação para níveis mais baixos.
Autor: Voith Prev
Fonte: Voith Prev, IBGE