Os diversos perfis de aposentados

O convicto – missão cumprida
Este perfil é composto por quem acredita que já cumpriu sua missão profissional e quer usufruir a aposentadoria com tempo e tranquilidade, de forma não rotineira. Não quer se comprometer com um novo trabalho ou com compromissos que ocupem sistematicamente seu dia.

O grande avô – dedicado à família
Este aposentado quer tempo para se dedicar à família. Não quer se comprometer com um novo trabalho que demande grande parte do seu tempo e nem tem pretensão de seguir na linha do empreendedorismo. Seu objetivo principal é estar com a família, ajudar os filhos na criação dos netos e estar próximo de quem ama.

O empreendedor
Para este aposentado, esta nova fase da vida é apenas uma nova etapa no seu ciclo profissional. Ele tem boas ideias e quer usufruir o tempo livre, a partir de agora, para colocá-las em prática. Dois quesitos são necessários para quem pensa em fazer parte deste grupo: segurança financeira, ou seja, dinheiro para se manter independentemente do resultado do novo negócio, e perfil empreendedor. Veja mais em “(Re)começando a vida como empreendedor” neste curso.

O altruísta
Este perfil é composto por aqueles que possuem uma causa social, filiado a ONGs ou que, simplesmente, querem fazer bem ao próximo. Ele tem tempo e segurança financeira para se dedicar à sua causa sem se preocupar em ganhar dinheiro com a sua nova atividade.

O necessitado
Infelizmente este perfil é o mais comum se olharmos o cenário social do país. Este tipo de aposentado trabalha o quanto puder para manter sua renda mensal e, após este período, passa a depender dos familiares.

Back to top