Teste de Perfil de Investimento

Escolher o tipo de investimento adequado às nossas necessidades é uma tarefa que demanda muita reflexão.

São diversos os fatores que influenciam nesta escolha, mas os principais deles são:

- Prazo, ou seja, o tempo em que você manterá seu investimento. Quanto maior este prazo, maior a possibilidade de se recuperar em eventuais perdas. Assim, aplicações com maior percentual de renda variável (ações, por exemplo), são mais indicadas a quem possui tempo para arriscar;

- Perfil em relação à tolerância ao risco, ou seja, sua capacidade de se manter tranquilo e em equilíbrio, independentemente das possíveis perdas que seu investimento sofrer nas oscilações normais de rentabilidade do mercado financeiro.

Compreender melhor o mercado financeiro, entender um pouco de economia e estar atento às notícias também ajudam o investidor a escolher a opção mais correta e aproveitar o melhor de cada investimento, seja ele de alto ou baixo risco.

Enfim, conheça seu perfil antes de optar pelo fundo que mais se enquadra a ele, pois esta é uma decisão que só você pode tomar.

A seguir, oferecemos um teste de Perfil de Risco, uma ferramenta que pode te auxiliar nesta reflexão, mas não é a única e nem principal fonte de informação que você deve procurar.

Obs. Este teste é baseado em perfis com a classificação de risco adotada pelo mercado. Dessa maneira, o objetivo aqui proposto é auxiliá-lo no autoconhecimento e não apontar qual tipo de investimento você deve escolher.

Como saber qual é o perfil de investimento mais adequado para mim?

Ninguém conhece melhor os seus traços de personalidade e de comportamento em relação a investimentos do que você mesmo. Apenas você realmente sabe quais são os seus projetos de curto e longo prazos e a sua realidade financeira. Entretanto, existem algumas ferramentas que podem auxiliá-lo neste processo de autoconhecimento. O teste de tolerância ao risco a seguir é uma delas.

Responda as 15 perguntas que compõem o teste, some os pontos conforme explicado ao final do questionário e leia as descrições para cada pontuação. Evidentemente que o teste a seguir não deve ser considerado como única fonte de informação para você identificar o seu perfil. Trata-se apenas de uma ferramenta auxiliar, entre tantas outras existentes e que devem ser consideradas.

Analisar as próprias finanças e os projetos de vida pessoais e familiares de curto e longo prazos, além de conversar com as pessoas que podem ser impactadas diretamente pela sua escolha, são atitudes mais importantes e centrais na hora de você escolher o perfil no qual vai investir o seu saldo de conta.

Pergunta 1/15

1) Qual a sua idade?

Pergunta 2/15

2) Quando você planeja se aposentar?

Pergunta 3/15

3) Qual a sua expectativa quanto à sua renda para os próximos anos?

Pergunta 4/15

4) Você diria que sua situação financeira (ou de sua família) é:

Pergunta 5/15

5) Se perder o emprego, você:

Pergunta 6/15

6) Qual valor você consegue investir por mês, incluindo as contribuições ao seu plano de previdência?

Pergunta 7/15

7) Já possui outros investimentos?

Pergunta 8/15

8) Você possui alguma experiência com produtos do mercado financeiro, tais como Fundos de Investimento, Ações, Fundos Multimercado e CDB?

Pergunta 9/15

9) Quanto do total de seus investimentos você arriscaria colocar em uma aplicação de risco, na qual você corre risco de perder parte, em busca de uma rentabilidade maior que a atual?

Pergunta 10/15

10) Imagine que você está em busca de novos desafios no mercado de trabalho. Qual das opções abaixo mais se encaixaria ao seu perfil?

Pergunta 11/15

11) Qual das alternativas abaixo você acredita que descreve melhor o seu perfil de risco?

Pergunta 12/15

12) Vamos supor que você conseguiu poupar o equivalente a 6 meses de seu salário e aplicou em um investimento de risco com alta rentabilidade esperada, mas com risco de perda. Como se sentiria se, em um ano, o retorno de seus investimentos fosse negativo o equivalente a um mês de salário?

Pergunta 13/15

13) Se a perda da pergunta anterior fosse maior, cerca de 50% de sua aplicação, como você se sentiria?

Pergunta 14/15

14)Qual seria a sua reação ao comprar ações de alguma empresa que, logo em seguida, perderam significativamente o valor no mercado financeiro, sem motivo aparente, pois a empresa continua lucrativa?

Pergunta 15/15

15) Para finalizar, quando investe algum dinheiro, você:

Resultado

(ATÉ 32 PONTOS) Perfil Conservador Você é conservador quando seu objetivo com o investimento é proteger seu patrimônio e, por isso, não se sente confortável com as oscilações de mercado.
(DE 33 A 54 PONTOS) Perfil Moderado Você é um investidor moderado quando o objetivo com o investimento é proteger seu patrimônio, porém, se sente seguro em direcionar uma parcela de suas aplicações em maior risco, em troca da chance de obter uma melhor rentabilidade para seu dinheiro.
(ACIMA DE 55 PONTOS) Perfil Agressivo O principal objetivo do investidor agressivo é aumentar o rendimento sobre o patrimônio. Para isso, aplica uma grande parcela de suas economias em mercados de maior risco, independente das oscilações do mercado. Geralmente, o investidor agressivo conhece bem o mercado financeiro e utiliza os momentos de crise em benefício próprio.